Quando você acorda a primeira coisa que faz é olhar o celular?
Eu não quero dar lição de moral. Em vez disso, vou investigar a minha (problemática) relação com o celular. Talvez a sua também.
Comecei a entender melhor essa relação pensando na minha mente com dois modos principais de funcionamento. O primeiro um modo passivo/receptivo, e o outro um modo ativo/produtivo. A chave é que trocar do modo passivo para o modo ativo demanda muita energia.
Por exemplo, se eu estou lendo meus feeds, artigos (leio bastante), olhando memes (não deveria, mas faço), minha mente estará no modo passivo, vou apenas consumir informação. Já se eu estiver escrevendo ou montando o roteiro deste episódio, minha mente vai estar no modo ativo, trabalhando, não recebendo informação. Não consigo fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
Como funciona isso: eu preciso trabalhar em um conto, mas antes vou dar aquela passadinha no banheiro. Então, no primeiro cenário eu levo o celular, vejo uma notícia, algo assim; no segundo eu não levo e fico olhando as imperfeições da parede.
O curioso é que no primeiro cenário, fica difícil começar a trabalhar, parece que minha mente precisa pegar no tranco. Se eu não levar o celular, a mente vai aquecendo. “Opa, agora vou ter que produzir, então deixa eu já alinhar as ideias.” Acaba sendo um movimento muito mais fluido, basta sentar no computador e começar a escrever.
Parei de pensar na questão do celular como uma relação com o tempo. Até porque é pouco tempo, muitas vezes eu vou ler um artigo por cinco minutos. Mas quantas vezes eu troco de um modo passivo para ativo? Quanta energia eu gasto?
Se eu preciso lavar a louça, mas antes eu vou dar uma espiadinha nessa matéria. É meio como dizer que antes da tarefa vou deitar no sofá uns cinco minutinhos na frente da TV. Vai ser muito mais difícil levantar, vai ser cansativo, vou ficar morrendo de preguiça de enfrentar a gravidade.
Já os Podcasts, apesar de ser consumo de informação, me deixam num modo mais produtivo, com vontade de fazer coisas, principalmente físicas, como cuidar da casa. Ou quando leio um livro ou revista em papel, é muito mais fácil soltar e ir fazer o que eu devo.
Agora, se eu sei tudo isso, por que é tão difícil largar o celular?
Não sei. Venho investigando o meu próprio comportamento, e isso está bem ligado ao cansaço. Inclusive tenho dois celulares, uma estratégia que criei para tentar reverter isso, mas essa história ficará para outro dia, pois esse conceito já é bastante coisa para pensar.
A música de hoje é Wake Up, do Arcade Fire.
\---
Você pode receber os áudios do Egotrip para ouvir diretamente em seu celular, pelo Telegam ou Whatsapp. Ambos os grupos são listas de transmissão, ou seja somente eu posso enviar mensagens.
Link no Telegram https://t.me/rodrigovk_egotrip
Se você preferir no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/LtnfyGVcEodBAwLw7X8UjV
Se você ouve podcasts, você encontrar “Rodrigovk – Egotrip” no seu agregador de podcasts favorito, como Pocket Casts, Spotify, ou Anchor.fm.
Se você prefere ver em vídeo, o caminho é ali pelo Youtube ou Instagram em @rodrigo_vk