Já reparou que conversar nas redes sociais é mais ou menos como tentar falar com um um amigo com a TV ligada?
Primeiro que você é interrompido toda hora, não consegue estabelecer uma narrativa mais longa por estar competindo o tempo todo por atenção. Com celebridades, com as notícias, você está competindo com propaganda, e claro, competindo com piadas (boas ou ruins).
Mas o maior problema é que a TV passa a pautar a sua conversa. Então, em vez de conversar sobre assuntos relevantes para você e o seu interlocutor, está lá conversando sobre o que a mídia quer que você fale, ou, ainda pior nas redes sociais, você está conversando exatamente sobre o que as pessoas erradas querem que você converse.
\—
O trecho acima é o início do meu novo projeto: um minipodcast: arquivos de áudio de cinco a dez minutos com alguma coisa que se passa em minha cabeça. O nome da brincadeira? Egotrip, claro.
Distribuído a você via Whatsapp ou Telegram, o que preferir. Um detalhe importante: é uma lista de transmissão, ninguém pode enviar mensagens senão eu. Não terá “bom dia, boa tarde, boa noite”, a menos que sejam os meus, e também não vai ter cachorro perdido, a menos que seja o meu o cachorro.
Link no Telegram https://t.me/joinchat/GKatHvMhefvdE9ma
Se você preferir no whatsapp: https://chat.whatsapp.com/LtnfyGVcEodBAwLw7X8UjV
Se você ouve podcasts, você encontrar “Rodrigovk – Egotrip” no seu agregador de podcasts favorito, como Pocket Casts, Spotify, ou Anchor.fm.
Quer um gostinho do que ando enviando? Leia os últimos episódios nos links abaixo.
\—
Coisas que ando fazendo
A ideia é transformar todos os áudios em posts para o blog, para movimentar as coisas. A ver questões de tempo, por enquanto está funcionando.
- Cadeados [A outra Holambra]
- Quem escolhe o que você assiste? [Egotrip]
- Minha filha piadista [Egotrip]
- Pão de fermentação natural [Egotrip]
Na Revista Trasgo, publicamos “Gente de pouca fé”, da incrível Érica Bombardi.
\—
Recomendações
Olha só, todas as recomendações de hoje rejeitam visões simplistas da sociedade.
Squad Wealth
Squad culture is the antithesis of neoliberal individualism. Millennials are healing from decades of irony poisoning, rediscovering what it’s like to have generative, exploratory relationships with one another.
Alguém aí tem saudades da Cultura de Massas? (Eduf.me) Dá pra perceber que esse é um movimento do estilo cabo-de-guerra? De um lado, queremos mais diversidade, de outro, queremos uma fonte segura de verdade. Eu não acho que essa tensão vai se resolver.
A Crowded Table
I didn’t know what to say, so I told her I was sorry. And I was. I wanted my sustainable table to have a sustaining story. So I told her the story I saw, instead of asking for the story she’s lived. Her story is the story so many of our elderly brothers and sisters.
The Woman Who Destroyed Us – by S.L. Huang (ficção)
I know what they say. They say she was a pioneer. They say she helped millions of people live a normal life. They say she created the next stage of evolution for humanity. I need you to understand how wrong that is. To understand what she is: a killer.
\—
Eu já falei que estou enviando áudios diretamente para você via Zapzap ou Telegram? Já, né? (Entra lá, é bacana!)
Provavelmente eu vou aproveitar o conteúdo para conseguir mandar estas news aqui. Veremos.
\—
Apoie o meu trabalho! Com um pouquinho por mês você ganha um descontão nos meus cursos e acesso a vários contos e livros meus!
rodrigovk-migra.rodrigovankampen.com.br/apoie